Páginas

quinta-feira

Uma executiva russa em minha casa

Executivos da PepsiCo na minha casa
Outro dia recebi um telefonema, no mínimo inusitado, de uma grande amiga gerente de sustentabilidade de uma multinacional alimentícia. Ela me pediu para receber em minha casa, gentilmente, seis executivos da empresa, de várias nacionalidades. Tratava-se de um programa de imersão onde funcionários do Grupo visitariam Eco consumidores. No início achei meio estranho, mas pensei: essa é uma oportunidade ímpar para saber um pouco mais sobre o “outro lado da cadeia” e conversar cara a cara com altos executivos de uma grande empresa, dispostos a conhecer, discutir e dialogar. Na verdade, uma oportunidade rara e decidi aceitar a singular visita!
Estava ansiosa por aquele encontro. Preparava-me há tempos e finalmente o dia havia chegado. Era uma quarta feira ensolarada de inverno. Comprei as guloseimas e sucos orgânicos, minha avó me ajudou com os docinhos de frutas brasileiras, minha mãe fez o bolo de abóbora com castanhas. Tudo corria bem. 11h30 da manhã, com tudo já pronto e preparado, me sentei para esperá-los. Fiquei tão absorta nos meus próprios pensamentos que nem percebi a hora passar e quando vi, eles já estavam bem ali, em fila para me cumprimentar.  Levantei-me de sobressalto e devolvendo o sorriso, os fiz entrar, sentindo-se bem-vindos. Vinham de longe, de várias partes do mundo, querendo conhecer, investigar, conversar, aprender e também ensinar.
Foi Annie, uma Russa enorme e muito simpática quem tomou a iniciativa: “Posso abrir a geladeira? Se incomoda se eu fotografar?”

Entrevista com Satish Kumar

Satish Kumar, uma personalidade única e uma das pessoas mais fantásticas que eu tive a oportunidade de conhecer. Satish exala amor, gratidão e acolhimento com um simples olhar.  O jornal "O Estado de São Paulo" publicou no domingo, 14 de agosto de 2011, uma versão editada da entrevista com Satish. Aqui você terá o privilégio de ler a entrevista na íntegra.

Satish Kumar
Um dos mais influentes pensadores em ecologia, economia e sustentabilidade da atualidade e um dos fundadores do movimento “Deep Ecology” – Ecologia Profunda em livre tradução – Satish Kumar esteve no Brasil para falar a executivos e líderes dos setores público e privado no Strategy Execution Summit 2011, em São Paulo. Maria Auxiliadora Moraes Amiden, Diretora de Educação da Symnetics e que está organizando este evento falou com Satish sobre sua filosofia de vida, que está baseada na ética, reverência pela natureza e em valores espirituais, o futuro dos empregos e quais os desafios atuais para o Brasil.

Um de seus principais livros se chama “Earth Pilgrim”. Por que você descreve a si mesmo como um “peregrino na Terra”?
Nós podemos viver na Terra como turistas, esperando por gratificações, conforto e prazeres pessoais, ou podemos viver como peregrinos, respeitando, compartilhando e celebrando a beleza e abundância que existe ao nosso redor e obtendo somente o que for necessário para a nossa necessidade, sem acúmulo ou desperdício. Um peregrino vive de forma leve enquanto um turista deixa marcas por onde passa. Eu acredito que todo ser humano precisa desenvolver uma nova atitude em relação à Terra e estabelecer uma nova relação com ela. Esta nova relação deve ser de um peregrino e não de um turista.

terça-feira

Cuide do planeta e da saúde e ainda ganhe uma refeição

Boas ideias podem trazer benefícios para o meio ambiente, para o negócio e para você. O Crown Plaza Hotel, em Copenhague na Dinamarca, teve uma dessas ideias sensacionais para quem quer cuidar do planeta e ainda se alimentar bem. O hotel colocou bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários que queiram participar da ação. Cada um deve produzir no mínimo 10 Watts/hora de eletricidade o que equivale a 15 minutos de pedalada. Depois de se exercitar e ainda cuidar do planeta e da saúde, o hóspede recebe um excelente vale-refeição de 26 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 60. Sensacional, não acha?

sábado

Mudanças climáticas



Mudança, mutação, transformação, são muitos os sinônimos que encontramos para transição.
E como aqui quero falar sobre tudo isso, compartilho com você o filme de Lester Brown: “Plan B, mobilizing to save civilization”.
É fantástico, inspirador, transformador...afinal, todos podemos trazer para o mundo novas ideias, novas atitudes, novos sonhos e novas esperanças!
Não deixe de assistir no link: http://video.pbs.org/video/1864227276