Páginas

sexta-feira

Sensações e emoções da Amazônia

O nascer do sol no Rio Negro! Espetacular!
O barulho é impressionante...a selva fala, se move, interage...A imensidão do verde em vários tons e formas, os igapós (trechos da floresta alagados pelo degelo dos Andes) sobem de 8 a 10 metros acima do solo....os animais circulam livremente pelo seu habitat onde os estranhos somos nós....mas o sincronismo e respeito entre homem e a maior obra de Deus na natureza nos mostra a imensidão do amor Divino, nos lembra que somos mínimos e ao mesmo tempo enormes em meio a essa grandiosidade. É perfeito! É emocionante! A única coisa a fazer nesse momento sublime de pura emoção é deixar a lágrima cair e agradecer! Agradecer por estar vivo e por ter a oportunidade de estar no lugar mais lindo e grandioso de todo o Universo! Exagero? Não.....talvez pouco......o sentimento que brota dentro da gente após essa conexão é inenarrável....só quem esteve, interagiu, participou, pode entender o que estou “tentando dizer”. Agora são 23h de um sábado de 2003.....o barulho da selva (estamos dentro dela) é ensurdecedor....lindo....chega a amedrontar!
Estou no chalé 36 da Pousada Amazônia...tento dormir e acomodar as emoções para acordar as 4h30 da manhã e ir em direção, em uma canoa com poucas pessoas, ao nascer do sol no meio do Rio Negro....a ansiedade da aproximação desse evento e as experiências vividas hoje não me permitem fechar os olhos e relaxar. Preciso escrever, dizer o que sinto, externar tantas emoções, compartilhar! Impossível, após esses dias na Amazônia, ser a mesma pessoa de dias atrás. Muito bom esse aprendizado de combinar a tristeza do passado com a felicidade e a expectativa de caminhar rumo a um futuro desconhecido, com as energias renovadas e a certeza de que só coisas boas estão por vir!

quarta-feira

Amazônia

Em 2003 morei 6 meses em Manaus e todos os fins de semana ia para a selva, tentar absorver um pouco daquela energia inexplicável da floresta.
Compartilho aqui alguns textos que escrevi, que tiveram como inspiracão, uma das mais lindas obras de Deus: a floresta Amazonica.


"E cá estou novamente sorvendo da tua magia.
Teus barulhos, sutis canções que ecoam nos meus ouvidos...
Teus cheiros, sensações sublimes e doces que me invadem a alma...
Tuas cores tão serenas e fortes enchem o meu ser de certezas e esperanças.....e porque não te dizer de saudades.

Saudades do que ainda não conquistei;
Saudades do barulho e do silêncio tão diferentes por aqui;
Saudades da suavidade e da imensidão, por vezes amedrontadora;
Saudades das luzes, dos reflexos e das estrelas que nem parecem as mesmas do céu de São Paulo;
Saudades do vento da noite esfriando a face, à espera de um nascer do sol nunca imaginado;
Saudades das imagens e conversas que estarão para sempre comigo...guardadas na mais especial caixinha da minha memória;
Saudades de sensações que senti aqui que nem imaginava existirem;
Saudades desse encontro comigo mesma, que se transformou, tão rapidamente, em força para continuar... Força e emoção que agora já carrego comigo para a árdua, doce e maravilhosa busca do crescimento e da evolução interior."

Pousada Amazônia – Manaus / Cacau Pirera / Manacapuru - 24/08/03 – 14h32min