![]() |
Executivos da PepsiCo na minha casa |
Outro dia recebi um telefonema, no mínimo inusitado, de uma grande amiga gerente de sustentabilidade de uma multinacional alimentícia. Ela me pediu para receber em minha casa, gentilmente, seis executivos da empresa, de várias nacionalidades. Tratava-se de um programa de imersão onde funcionários do Grupo visitariam Eco consumidores. No início achei meio estranho, mas pensei: essa é uma oportunidade ímpar para saber um pouco mais sobre o “outro lado da cadeia” e conversar cara a cara com altos executivos de uma grande empresa, dispostos a conhecer, discutir e dialogar. Na verdade, uma oportunidade rara e decidi aceitar a singular visita!
Estava ansiosa por aquele encontro. Preparava-me há tempos e finalmente o dia havia chegado. Era uma quarta feira ensolarada de inverno. Comprei as guloseimas e sucos orgânicos, minha avó me ajudou com os docinhos de frutas brasileiras, minha mãe fez o bolo de abóbora com castanhas. Tudo corria bem. 11h30 da manhã, com tudo já pronto e preparado, me sentei para esperá-los. Fiquei tão absorta nos meus próprios pensamentos que nem percebi a hora passar e quando vi, eles já estavam bem ali, em fila para me cumprimentar. Levantei-me de sobressalto e devolvendo o sorriso, os fiz entrar, sentindo-se bem-vindos. Vinham de longe, de várias partes do mundo, querendo conhecer, investigar, conversar, aprender e também ensinar.
Foi Annie, uma Russa enorme e muito simpática quem tomou a iniciativa: “Posso abrir a geladeira? Se incomoda se eu fotografar?”