Páginas

quinta-feira

Crowdfunding, o oceano e o sonho de Glenn Edney

Foto: Glenn Edney
http://www.rockethub.com/projects/7906-honouring-traditional-ecological-knowledge
Vou te contar sobre o Glenn e seu sonho ao longo desse texto, oceano todos sabem o que é, mas afinal, o que é crowdfunding?

Explicando de forma bem simples, é o termo usado quando a gente fala de iniciativas de financiamento colaborativas. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um projeto.
O Wikipédia define crowdfunding como "uma ação de cooperação coletiva realizada por pessoas que contribuem financeiramente, usualmente via internet, para apoiar iniciativas de outras pessoas ou organizações."

O crowdfunding vem revolucionando o modo de viabilizar projetos. Nesse novo modelo, quem incentiva faz porque gosta e se identifica com o projeto! E qualquer um com uma ideia na cabeça pode utilizar o crowdfunding. Ele é uma maneira de levantar o dinheiro que você precisa, para realizar o que você sonha, através de pessoas que anseiam por te ajudar. É sensacional!
Depois de explicar esse termo e ideia fantástica, com a ajuda da Wikipédia e do crowdfunding Brasil, quero contar para você sobre o projeto, que está buscando financiamento colaborativo, de um grande amigo: o Glenn Edney. O conheci no Schumacher College. Ele deixou sua terra natal, Nova Zelândia, o conforto da sua casa, o trabalho, a filha pequena, o contato diário com o oceano - uma de suas grandes paixões - sua zona de conforto e foi passar um ano no Schumacher College, para fazer mestrado em Holistic Science. Levou com ele seu outro amor (além das baleias e do oceano), sua linda e querida esposa, Jane, que topou também abrir mão de tudo nesse um ano para apoiar seu companheiro. E por quê? Porque ele, como muitos outros (graças a Deus), acredita ser possível mudar e melhorar o mundo. Glenn e Jane são pessoas fantásticas. Ele, apaixonado pelo mar, por baleias e pela ideia de salva-los e preserva-los, luta para finalizar sua tese com um projeto apaixonante: "Honrando conhecimento ecológico tradicional", nas Ilhas Salomão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_Salomão)


O conhecimento Ecológico Tradicional é definido como "um corpo cumulativo de conhecimento, prática e crença, evoluindo por processos adaptativos e transmitido através das gerações por transmissão cultural, sobre a relação dos seres vivos (incluindo os humanos) entre si e com o meio ambiente". (Berkes, 1999) o conhecimento ecológico tradicional pode influenciar profundamente as decisões de gestão ecológicas que, por sua vez são uma resposta às necessidades sociais, culturais e econômicas da comunidade. Necessidades econômicas e tendências podem afetar o desempenho de sistemas de gestão tradicionais e podem também influenciar a ética da gestão. Um grupo de pessoas pode-se dizer que possuem uma ética de conservação tradicional se eles têm uma "consciência de que podem esgotar ou danificar seus recursos naturais, juntamente com um compromisso para reduzir ou eliminar o problema" (Johannes 1994, Pg 85). Ética de conservação tradicionais parecem depender de muitos fatores, incluindo a relativa abundância de recursos. As pessoas que vivem nas ilhas do Pacífico têm muitas vezes uma ética de conservação bem desenvolvida, o que é susceptível de ser relacionada com o feedback relativamente rápido e claro que recebem sobre a exploração de recursos. Uma ética de conservação forte aumentaria a sua capacidade de aprender e de revisar os sistemas de gestão para as futuras gerações (Berkes, 1999). Pelos critérios acima, parece claro que o povo de Tuo nas Ilhas Salomão têm uma ética de conservação tradicional, que está influenciando o seu desejo de responder ao esgotamento dos recursos atuais que estão experimentando.
O projeto é uma iniciativa de várias comunidades, em especial a vila principal de Tuo em conjunto com a , Oceanswatch (http://oceanswatch.org/north-america/page/international-advisors), organização sem fins lucrativos onde Glenn é conselheiro internacional.

Ele precisa da nossa ajuda para realizar esse sonho!

Hoje, faltam apenas $ 300,

Acesse, encante-se, contribua com o que puder! E ganhe lindos papeis de parede para o seu computador, fotos de baleia para imprimir, exemplares dos livros de Glenn, créditos no projeto da tese. http://www.rockethub.com/projects/7906-honouring-traditional-ecological-knowledge
E o melhor, ajude as comunidades tradicionais das Ilhas Salomão a preservar e cuidar do nosso oceano, afinal, ele é um só!

Você pode...ajude um sonhador a sonhar! Ajude o nosso planeta a ser melhor!


Glenn Edney por Glenn Edney:
Oi, meu nome é Glenn Edney e eu nasci em 1963 em um pedaço da crosta planetas conhecidos como Aoteoroa Nova Zelândia. Quando criança, eu estava profundamente inspirado pelo trabalho de Jacques Yves Cousteau e sendo cercado por água, eu acho que não foi nenhuma surpresa minha vida ser um longo caso de amor com o oceano. Eu aprendi a mergulhar cedo e tenho sido um mergulhador profissional desde meados dos anos 80. Eu sempre fui fascinado pela complexidade e adaptação primorosa da vida marinha e tenho registrado mais de 5000 horas debaixo d'água, observando, fotografando e interagindo com ecossistemas marinhos. Ive teve um longo envolvimento com reservas marinhas e também tive o enorme privilégio de observar e interagir com as baleias jubarte durante os últimos 6 anos. Eu me mudei da Nova Zelândia para Devon no ano passado especificamente para fazer o mestrado em Holistic Sciene e para que eu pudesse estudar com um dos melhores ecologistas profundos do mundo, o cientista Stephan Harding. Eu acredito que a abordagem holística da ecologia, que é a base do programa de mestrado no Schumacher College, é vital se quisermos curar nosso relacionamento fraturado com Gaia, o único lar que temos.

Um comentário:

  1. Parabéns pela sua iniciativa,Iza! Eles são realmente pessoas lindas, um casal maravilhoso... e o projeto do Glenn é fantástico e merece nosso apoio!

    ResponderExcluir