Páginas

quinta-feira

O sabático continua!


Estou de volta ao Schumacher College, e assim, uma nova aventura começa. Agora com caminhos mais conhecidos: o aeroporto, a imigração, a estação, o trem até Totnes. Caminhos conhecidos sim, mas não por isso, menos emocionantes! A emoção de estar novamente na Inglaterra (desta vez com mais tempo) e imaginar o que me reservam esses 60 dias. A emoção de voltar para um dos lugares que mais amo no mundo: o Schumacher College, de me sentir acolhida, bem-vinda e parte de uma comunidade incrível. A novidade do trabalho como voluntaria, a intenção e a vontade de ajudar, colaborar, prestar auxilio, ser útil. Experiência única e maravilhosa!
Quando iniciei meu período sabático no inicio deste ano, não imaginei que ele duraria tanto. Do dia em que pedi demissão para hoje, já se foram 8 meses (incrível como o tempo realmente voa).  O início de tudo aconteceu com o curso de alfabetização ecológica (Ecoliteracy) no Schumacher College. Seis meses depois, aqui estou mais uma vez. Fui convidada pela minha querida professora Emily Ryan, para co-facilitar o mesmo curso que fiz para a nova turma de 2011, e decidi estender minha estadia aqui por 2 meses.
Lugar mágico, lindo, especial, cheio de vínculos, conexões, sentimentos e fluxos.
Sinto-me abençoada por pertencer a esta comunidade. Todos que aqui chegam, seja para um ano ou uma semana de curso sentem-se acolhidos, parte de algo especial, bem-vindos!
Para mim, um sabático significa mergulhar profundamente dentro da gente mesmo. Encarar nossos medos, sonhos, sentimentos lá do fundo. Perceber-nos! Hoje, após 6 dias da minha chegada, percebo meu ritmo (acelerado como sempre), minhas aflições, pensamentos desconexos e rápidos, sentimentos em ebulição. Preciso e quero me acalmar, aquietar, deixar o fluxo acontecer.
Ser voluntaria aqui é um privilégio. Receber os alunos dos cinco continentes, acomoda-los, fazê-los sentir-se em casa, saber das suas necessidades, ouvir atentamente, cuidar, conversar para tentar apaziguar os corações ansiosos... isso é estar em meditação profunda. E isso tem uma força que você não imagina! Foco absoluto no presente, no agora, no todo. Algo que não temos oportunidade, tempo ou disposição para fazer no nosso dia-a-dia atribulado. Algo simples, mas com um poder profundo, intenso, sublime! Simplesmente perfeito!
Voltar ao Schumacher College tem um objetivo especial para mim:
Desafiar-me a fazer diferente!
E minha ‘caminhada’ tem me mostrado que, talvez, fazer diferente seja:
Estar Presente! (‘Be present’ é uma das expressões mais usadas aqui!);
Não se importar com a chuva constante;
Ouvir atentamente seu interlocutor, sem pensar em mais nada enquanto ele fala;
Respirar e pensar antes de falar e depois, falar apenas o necessário;
Viver com calma;
Ser alegre, sereno, generoso e prestativo;
Prestar atenção aos detalhes;
Agradecer a mãe-natureza pelo alimento que nos mantém vivos e saudáveis;
Cuidar dos outros, mas cuidar primeiro de você;
Estar atento ao que seu corpo e alma precisam. Respeitar-se!
Estar essencialmente com você e para você!
Eu aceito, quero fazer diferente. Quero levar esses aprendizados comigo, onde quer que eu esteja! Quero realmente estar PRESENTE!

4 comentários:

  1. Lindo
    Que saibamos estar presentes e se fazer presentes sempre em nossas vidas...
    Bjsss
    BetoC

    ResponderExcluir
  2. Demais Isa! parabéns pela coragem e pelo seu trabalho lindo! Vou te acompanhar por aqui!
    Sucesso na sua caminhada e evolução!
    Beijo com carinho

    ResponderExcluir
  3. Iza
    PARABÉNS!
    Isso é VIVER!
    Te gosto
    Re

    ResponderExcluir
  4. Querida ,quero aprender isso !
    Preciso aprender a desacelerar ,a respeitar-me antes de tudo.
    Preciso aprender a viver o hoje .Sei ,intelectualmente ,que nosso ponto de poder é agora ,hoje . Quero conseguir emocionalmente ,espiritual e mentalmente.Você me ensina?
    Beijos
    WandaC

    ResponderExcluir