Páginas

quinta-feira

Cidade em Transformação

A felicidade foi imensa. Logo cedo recebi a noticia vinda do Brasil: "A edição de fevereiro da Revista Vida Simples está com o um texto seu!" Uau...que emoção! Um sonho realizado!
Faz tempo que quero escrever para a Revista Vida Simples, que é a revista que mais gosto de ler hoje em dia e agora deu certo, está nas bancas....e com um texto meu....que demais!
É incrível quando colocamos uma intenção verdadeira e real no que desejamos, cedo ou tarde alguém ajuda e elas acontecem!
A matéria "Cidade em Transformação" fala sobre o Transition Towns Moviment, Totnes  (UK) e Rop Hopkins, o fundador do movimento. As fotos, tiradas por mim, também estão super legais e são da rua principal da cidade e do mercado orgânico semanal.
Que bom poder compartilhar essa realização aqui no meu blog!
O texto está abaixo, mas se eu fosse você, corria na banca mais próxima, afinal, essa revista é sensacional!






Você já imaginou uma cidade totalmente sustentável, com a economia voltada ao comércio local, independente do petróleo e com os costumes baseados nos nossos ancestrais?

Rob Hopkins não só imaginou como colocou em prática! Permacultor, ex-professor universitário, autor de livros como Transition Handbook, acredita que “precisamos ter um otimismo engajado”. E foi com esse otimismo e preocupado com a dependência do seu país em combustível, que construiu um plano de mudança para Totnes, uma vila encantadora em South Devon, sudoeste da Inglaterra, onde mora com a esposa e quatro filhos.
Em 2005, por iniciativa de Rob nascia o Transition Town movement (Movimento Cidades em Transição) com três focos: independência do petróleo, o fortalecimento da economia local e o olhar voltado para as mudanças climáticas. Mas, esses focos não seriam por si só importantes se o grande cenário por traz disso não fosse a reconexão das pessoas entre si como parte de uma comunidade, trazendo a oportunidade para aumentar o bem estar pessoal e comunitário, encontrando novas formas de viver em harmonia com o nosso planeta.
O Transition Town Totnes possui grupos temáticos em diversas áreas como: construção e habitação, cultivo de alimentação orgânica, energia, saúde e bem-estar entre outras e é liderado pela própria comunidade (população de dez mil pessoas) de forma voluntária que discute o que é melhor para transformar a cidade em um modelo sustentável. A criação da Libra de Totnes, moeda local, mantém o dinheiro dentro da cidade, fortalecendo e incentivando a economia da região. Hoje o movimento é um dos mais relevantes do mundo quando se fala em sustentabilidade com centenas de iniciativas de transição em mais de 30 países, inclusive no Brasil. Em Totnes e tantos outros lugares a prática está realmente em ação. E você, preparado para a transição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário